×

Blog

Com Selic em alta em 2022, consórcio é a melhor opção de investimento

Com Selic em alta em 2022, consórcio é a melhor opção de investimento

Previsão de alta vai de 11,75% para 12,75% em poucos dias; App Crédito explica qual a relação da alta dos juros com a busca por consórcios e seu impacto para esse modalidade.

O consórcio não sofre interferência da Selic, pois é cobrada apenas uma taxa de administração, com um custo muito inferior ao financiamento

A Selic vem em uma crescente: a previsão era que a taxa fosse subir 12,25% até o final de 2022, conforme pesquisa divulgada pelo BC (Banco Central) em 14 de fevereiro, contra a tarifa prevista na semana anterior, de 11,75%. Se projeta que o índice deverá chegar a 12,75% ao fim do ciclo de aperto monetário por pressão numa inflação superior ao limite proposto no acumulado deste ano.

Para vários analistas, a alta de juros (Selic) indicar um cenário positivo para o mercado de consórcios, o que inclui imóveis, automóveis, serviços, cirurgias plásticas e principalmente energia solar.

“O setor de consórcios é inversamente proporcional ao de financiamentos. Ou seja, ao passo em que a taxa de juros sobe, cada vez mais, tende a se reduzir o volume de contratações de financiamento”, afirmam. “Ao mesmo tempo”, continua, “o consórcio não sofre interferência da Selic, pois é cobrada apenas uma taxa de administração, com um custo muito inferior ao financiamento”.

Em 2021, o número de consorciados ativos ultrapassou 8 milhões pela primeira vez no país. Conforme dados da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), foi registrado um crescimento de 6,9% em relação ao ano anterior. A Abac também mostra que o mercado apresentou uma alta no volume de vendas: foram negociadas 3,46 milhões de novas cotas entre os meses de janeiro e novembro de 2021, um acréscimo de 14,4%. Contrate hoje mesmo com um de nossos consultores do App Crédito sua carta de consorcio de serviço e programe sua compra sem juros de financiamento e sem IOF.